Guerra Civil Portuguesa
1832-1834
Introdução
Após a Revolução Americana e Francesa, no final do século XVIII e ínicio do século XIX, a Europa foi invadida por uma onda de revoluções liberais motivadas pelos ideais iluministas. Em 1820, a Revolução chega a Portugal com o intuito de implantar o liberalismo. Implantação esta que foi extremamente lenta e dificil, só se revestindo de um carácter defenitivo em 1834, depois de uma dura guerra civil na qual houve disputa entre liberais e absolutistas.
Honoré Daumier, caricatura de D.Pedro e D.Miguel. “ Dois hipócritas que não se farão grande mal. “
Os antecedentes da Revolução de 1820
Apesar das tropas francesas terem sido expulsas em 1811, a situação política do reino manteve-se instável até1820. Desde 1807 que o rei estava ausente do reino, como também as tropas inglesas, representadas e chefiadas por Beresford governavam o país, agindo este como um rei absoluto.
A situação económica-financeira agravara-se cada vez mais com o aumento das despesas de guerra e pela grande diminuição das receitas causadas pela desorganização durante as invasões, mas sobretudo devido à má politica económica. Esta crise dera-se então devido: a abertura dos portos brasileiros ao tráfego internacional; abertura do espaço económico interno aos ingleses;
Tudo isto afetou principalmente a burguesia, que constituía o setor mais descontente e prejudicado. Não admira então que os burgueses tenham sido os principais organizadores da revolução de 1820.
Esta