A história da bbc
Rádio BBC de Londres
Desde 1922, quando realizou a sua primeira transmissão radiofónica, a BBC consolidou-se como uma organização pioneira no rádio e televisão. O Serviço Mundial da BBC transmite em 45 idiomas, e conta com a maior audiência radiofónica do mundo - cerca de 140 milhões de ouvintes.
"O senhor Hitler entrou hoje à noite em Viena." Com esta manchete, em 14 de março de 1938, o jornalista Manuel Braune, o célebre "Aimberê", iniciou a primeira transmissão da BBC em português para o Brasil. Desde então, o Serviço Brasileiro, sediado em Londres, proporciona aos ouvintes e às rádios retransmissoras uma cobertura jornalística inigualável dos principais eventos mundiais. Ao longo dos últimos sessenta anos, a BBC acompanhou por exemplo, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnam, a chegada do homem à Lua, a Guerra do Golfo, e a morte da princesa Diana.
Os anos 40 deste século foram dominados pela Segunda Guerra Mundial. Em Portugal, o regime de Salazar adoptava uma posição neutra mas as suas simpatias tinham uma inclinação pró-Nazi. A censura e a repressão às liberdades civis ajudaram enormemente a popularização das transmissões em língua portuguesa da BBC, particularmente entre os círculos da oposição.
Fernando Pessa, um dos principais apresentadores da altura, tornou-se numa figura de culto, apesar de ter sido isolado pelas autoridades portuguesas no seu regresso a Portugal a seguir à Segunda Guerra Mundial.
Depois da Guerra, as transmissões da BBC passaram a prestar mais atenção a programas e magazines radiofónicos. Os noticiários continuaram a ter alguma importância, em vista da reconstrução política e económica da Europa e da contínua presença de um regime autoritário de direita em Portugal. Contudo, os temas culturais dominaram o conteúdo das nossas emissões na década de 40. Entre o staff e os colaboradores recrutados na altura estavam alguns intelectuais de grande calibre como Afonso Casais Monteiro e António Pedro.