cruz vermelha
Breve História
1859
Batalha de Solferino
A 24 de Junho de 1859 sangrenta Batalha de Solferino;
Travada no norte de Itália entre o exército imperial austríaco e as forças aliadas de França e da Sardenha;
Dunant tratou de reunir rapidamente as mulheres das aldeias mais próximas para prestar auxílio humanitário às vítimas da guerra.
1863
Comité Internacional para Ajuda aos Militares Feridos
Em Fevereiro de 1863, quatro cidadãos juntaram-se a Dunant para levar a cabo o projecto de constituição do Comité Internacional para Ajuda aos Militares Feridos em Tempo de Guerra.
1863
Carta da Cruz Vermelha (10 Resoluções)
16 países reuniram-se em Genebra, em Outubro de 1863, para adoptar as 10 Resoluções que formaram a Carta da Cruz Vermelha.
Estavam, pois, definidas as funções e os métodos de trabalho para socorro a feridos.
Foi também utilizado pela primeira vez uma Cruz Vermelha em fundo branco como emblema distintivo para as sociedades tratarem os feridos.
1864
Convenção de Genebra
A assinatura da I Convenção de Genebra contribuiu para a melhoria das condições dos feridos das forças armadas em campanha.
As instalações médicas militares, os veículos e o pessoal sanitário deviam ser considerados neutros e, deste modo, protegidos.
1914-18
Primeira Guerra Mundial
Durante a I Guerra Mundial, delegados do Comité Internacional da Cruz Vermelha visitam prisioneiros de guerra
Pedem a melhoria das condições de detenção
São enviadas 2 milhões de encomendas para prisioneiros.
Cerca de 120 mil pessoas solicitaram ao Comité informações sobre pessoal militar capturado e desaparecido. A guerra revela a necessidade urgente de se protegerem os civis internados.
1939-45
Segunda Guerra Mundial
Durante o período da Segunda Guerra Mundial, o Comité Internacional da Cruz Vermelha pretendeu alargar as disposições das Convenções de Genebra