Cruz vermelha
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma organização humanitária criada em 1863. A partir desse comitê surgiu o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
A Cruz Vermelha, cuja sede está na Suíça, está representada atualmente em 80 países e possui mais de 12 mil colaboradores ao redor do mundo. O Movimento atua tanto em situações de conflito como em outras situações de emergência, como desastres naturais e epidemias.
Formação
O Movimento Internacional da Cruz Vermelha é o maior movimento de ação voluntária no mundo. Ele é formado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e pelas 186 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho foi fundada em 1919 para agregar as Sociedades Nacionais sob uma secretaria em Genebra e para coordenar outras 60 delegações ao redor do mundo que dão apoio ao movimento.
A Cruz Vermelha tem como missão prevenir e amenizar o sofrimento humano em todas as circunstâncias, na preservação da saúde ou da vida humana, em tempos de guerra ou em qualquer outra situação de urgência.
Seus princípios são: * humanidade (prestar socorro, sem discriminação, a todos os feridos nos campos de batalha) * Imparcialidade (Não faz nenhuma distinção de nacionalidade, raça, religião, condição social nem credo político.) * Neutralidade * independência, (dos poderes públicos) * voluntariado, (É um movimento de socorro voluntário e de caráter desinteressado) * unidade Em cada país só pode existir uma Sociedade da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho * universalidade.
Órgãos do movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho
Conferência Internacional
A Conferência Internacional é o órgão supremo de deliberação para o Movimento. Reúne representantes dos componentes do