Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) é uma instituição humanitária portuguesa não governamental de carácter voluntário e de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 11 de Fevereiro de 1865 pelo Dr. José António Marques.
A sede nacional da CVP localiza-se no Palácio dos Condes de Óbidos em Lisboa.
Qual o objectivo da Cruz Vermelha?
O objectivo fundamental da Cruz Vermelha Portuguesa é defender a paz, prestar assistência humanitária e social em especial aos mais vulneráveis, prevenir e reparar o sofrimento, e simultaneamente promover a vida e a saúde e contribuir para dignidade humana.
Ao longo da sua história a Cruz Vermelha Portuguesa prestou auxílio em todas as guerras e grandes catástrofes que Portugal esteve envolvido. Prestou também auxílio internacional em situações de catástrofes e guerras no estrangeiro como por exemplo no tsunami no Indico em 2004, nas cheias da África Ocidental em Julho de 2008, etc.
Funções da Cruz Vermelha
1 - Às delegações compete, na sua área, a execução das tarefas que lhes são confiadas pelo Estatuto da CVP e demais regulamentos, normas e instruções e das missões específicas que lhes sejam atribuídas, designadamente:
a) Incutir, desenvolver e divulgar, na sua área, os princípios e ideais da Cruz Vermelha;
b) Preparar e instruir todo o pessoal para a execução de acções humanitárias e de socorro em tempo normal e de emergência, dando ênfase à execução frequente de exercícios, com vista ao aperfeiçoamento e verificação daquela preparação;
c) Colaborar com as organizações oficiais e privadas da sua área que tenham a seu cargo actividades de assistência social, de socorro e de protecção civil, em situação normal ou de emergência, especialmente na prestação de cuidados de enfermagem, triagem e evacuação de doentes e feridos e na divulgação dos conhecimentos de socorrismo e de higiene pessoal e pública a todas as camadas da população;
d) Promover acções com vista à angariação de