vidros
O vidro é uma substância inorgânica amorfa e fisicamente homogênea, obtida pelo resfriamento de uma massa em fusão, que endurece pelo aumento contínuo da viscosidade e que, resfriado, atinge a rigidez, sem cristalizar. As principais matérias primas utilizadas na fabricação do vidro são: Areia (SiO2) 70%, Calcário (CaO) 10%, Dolomita (MgO) 2%, Feldspato (Al2O3) 2%, Barrilha (NaO) 15%, Sulfato de Sódio (Na2SO4) 0,2%, o restante está dividido entre os corantes.
O processo de fabricação de vidro começa quando as matérias-primas são misturadas a frio e levadas ao forno de fusão onde a massa é fundida a uma temperatura de 1500°C, transformando-se em vidro. Os fornos são constituídos de três partes: a fusão, a refinação e os regeneradores. A mistura é enfornada na mesma velocidade em que o vidro está sendo moldado nas máquinas de fabricação de modo que a quantidade de vidro no forno é sempre constante. As máquinas que produzem o vidro são interligadas ao forno através de um canal, que reduz a temperatura da massa de vidro para aproximadamente 900°C que é desejada para a formação da gota de vidro.
Composição Química do Vidro
A sucata de vidro, limpa e selecionada, é usada para auxiliar a fusão. Os vidros coloridos são produzidos acrescentando-se à composição corantes como o Selênio (Se), Óxido de Ferro (Fe2O3) e Cobalto (Co3O4) para atingir as diferentes cores.
Principais Qualidades e Características
1. Reciclabilidade; 2. Transparência (permeável à luz);
3. Dureza; 4. Não absorvência; 5. Ótimo isolador dielétrico; 6. Baixa condutividade térmica; 7. Recursos abundantes na natureza; 8. Durabilidade.
Etapas da Produção do Vidro Plano
Os ingredientes que compõem o vidro são:
-70% de areia (retirada de locais como fundo de lagos),
-14% de sódio,
-14% de cálcio,
-2% de componentes químicos.
O processo de produção do vidro consiste em 7 estágios:
- Estágio 1: Forno de Fusão