Arquivo
NATUREZA
Em princípio, a documentação pode ter natureza comercial, científica ou oficial, conforme sua organização, utilização e finalidade.
A
documentação
apresenta
natureza
comercial
quando
é,
principalmente, organizada e utilizada pelas empresas e destina-se a fins estritamente comerciais.
A natureza científica da documentação está presente quando o objetivo principal é o de proporcionar informações científicas ou mesmo didáticas, sem visar diretamente o lucro.
A documentação assume natureza oficial quando sua organização e utilização têm por finalidade auxiliar e assessorar a Administração Pública, atual e futura, pressupondo a coleta e a classificação de documentos oficias, como, por exemplo: Leis, Leis Complementares, Decretos, Tratados,
Convênios, Convenções, Portarias, Resoluções e demais atos normativos próprios da Administração, Federal, Estadual ou Municipal.
TEORIA DAS TRÊS IDADES
- Corrente: os documentos circulam pelos canais decisórios, buscando solução ou resposta. São os arquivos correntes.
- Temporária: os documentos apresentam interesse e são objeto de consultas, embora os assuntos neles contidos já tenham sido solucionados ou as respostas, obtidas. São os arquivos temporários.
- Permanente: os documentos passam a ter valor cultural e científico. São os arquivos permanentes ou históricos.
MÉTODO ESPECÍFICO OU POR ASSUNTO
É um dos métodos mais difíceis de arquivamento, já que se propõe organizar as pastas por assunto. A grande dificuldade reside em escolher a melhor palavra para definir o assunto.
MÉTODO GEOGRÁFICO
Muito utilizado quando há preferência pelo arquivo de documentos segundo uma divisão geográfica preestabelecida. Dessa forma, a divisão pode ser países, Estados, cidades, regiões, distritos, bairros, zonas e outras, dependendo da empresa.
MÉTODO MNEMÔNICO
É um método alfabético que procura combinar as letras do alfabeto de forma a auxiliar a memória.
A –