Guernica
Pablo Ruiz Picasso
Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973
Pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo
Passou a maior parte da sua vida adulta na França
Foi um dos maiores e mais influentes artistas do século XX
Conhecido por ser o co-fundador do cubismo
Entre as obras mais famosas estão os quadros cubistas As Senhoritas d’Avignon (1907) e Guernica (1937)
Obra
Pintura feita com cores preto e branco
Estilo cubista
Morava em Paris
Notícia da guerra
Figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos
O painel de 3,49 metros de altura por 7,76 metros de comprimento
Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida adulta na França. Considerado um dos maiores e mais influentes artistas do século XX, é conhecido por ser o co-fundador do cubismo - ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída, o inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Senhoritas d’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.
A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco, algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da pequena cidade espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe). Já sob o controle de Adolf Hitler, aliado de Francisco Franco.
Morando em Paris, o artista soube dos fatos desumanos e brutais através de jornais, e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato.
Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular delas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a