guernica
Tatiane Oliveira Sarmento Gama
Profª Tutora-Externa: Rafaela da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART0106)- Gêneros de Pintura
29/05/2014
RESUMO
Os artistas vivem momentos únicos de inspiração, esses acontecimentos são primordiais para criação, a pedido do governador Pablo Picasso deveria retratar o que estava acontecendo na Espanha, a partir de um trágico acontecimento ele criou um mural chamado Guernica. Onde relatou através de tinta óleo e pincel a situação vivida pelos habitantes da cidade que originou o nome do quadro, era um pedido de socorro que se espalhou de forma rápida pelos meios de comunicação da época, surgindo um grande efeito no mundo. Até hoje esse mural é visto como um marco mundial de paz.
Palavra – chave: Guerra. Pablo Picasso. Guernica
1 INTRODUÇÃO Este paper relata a trajetória da criação do quadro Guernica, onde descreve a situação vivida na época e a guerra que assolava as pequenas cidades da Espanha. Pablo Picasso vivia na Espanha, fazendo suas criações como a besta mitológica minotauromaquia, que antecedeu o mural de Guernica, onde vivia no sossego de sua casa, quando um avião detonando tudo invadindo seu país deixando destruição e morte por todos os lados. Picasso não habitava em Guernica, mas se sentiu aterrorizado assim como os moradores da pequena cidade.
2 GUERRA
A Guerra Civil na Espanha se originou da briga de grupo políticos, onde cada um queria seguir seu ideal politico, tornando uma prova de força das classes dominantes, de um lado as forças nacionalistas, o exercito e a igreja e de outro a frente popular e governo republicano. Como uma demonstração de força um ataque brutal e cruel a uma pequena cidade chamada Guernica, localizada na Espanha, que mais tarde acabou se tornando um campo de treinamento para 2 guerra mundial. Pois agora não se tratava de uma briga entre grupos políticos, mas sim de prova de