Guarda corpo e corrimão
DETALHAMENTO DE INTERIORES II
Raiane Gava Juliatte Araujo
Vitória
2014
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO – FAESA FACULDADE INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
cORRIMÃO E gUARDA CORPO
Pesquisa sobre circulação vertical, corrimão e guarda-corpo, no curso de design de interiores. Apresentado à Faculdade Integrada espírito-santense, como parte das exigências da disciplina de Detalhamento de Interiores II, sob orientação da Prof. Patricia Stelzer.
Vitória
2014
1 – DEFINIÇÃO:
1.1. Corrimão:
O corrimão, também denominado mainel, é uma barra de superfície lisa e arredondada que acompanha as laterais das escadas e rampas, auxiliando quem caminha por elas. É um apoio para o corpo, que traz mais equilíbrio e segurança ao subir e descer os desníveis.
Este item de segurança é utilizado principalmente por crianças, mulheres grávidas, pessoas com criança de colo, idosos e portadores de necessidades especiais. Sua instalação nem sempre é obrigatória, mas sua importância é evidente.
O corrimão pode ser empregado em Paredes: em corredores auxiliando no deslocamento (passagens); Escadas: funcionando como apoio e segurança; E Rampas: auxiliando quem caminha e protegendo de quedas; Com sobra de 30 cm antes e depois da escada.
1.2. Guarda-corpo:
Grade ou balaustrada de proteção usada em balcões, janelas, sacadas ou varandas. O guarda-corpo é após o corrimão, talvez a parte mais importante do conjunto, já que, como o próprio nome diz, ele serve de proteção ao corpo das pessoas, sem ele, as pessoas, principalmente crianças poderiam ultrapassar o espaço entre a base e o corrimão e projetar-se no espaço vazio até o chão. Dependendo da altura, evita grave acidentes. Pode ser confeccionados em barras do mesmo material do corrimão, esticadores de aço e vidros dos mais diversos tipos.
O guarda-corpo pode ser empregado em áreas de uso