DUVIDAS BUDISMO
http://www.nichirenshoshumyoshinji.org/es/lecturas/diez_estados.php
Teorias dos Dez Estados da Vida e de atingir a iluminação na presente existência
14 DE JUNHO DE 2008 — EDIÇÃO Nº 1943
O objetivo fundamental da prática do budismo é conquistar a suprema condição de Buda em nossa própria vida na presente existência. Vamos estudar sobre este ponto por meio dos princípios dos Dez Estados da Vida e de atingir a iluminação na presente existência.
Os Dez Estados
Os Dez Estados da Vida, também conhecidos como Dez Mundos, compõem a base da filosofia de vida elucidada pelo Budismo de Nitiren Daishonin. É uma teoria profunda e prática que esclarece com simplicidade as complicadas questões da vida. Por meio do estudo dos Dez Estados da Vida pode-se compreender o correto direcionamento de que a transformação da própria condição de vida está ao alcance de todas as pessoas.
Os diversos estados da vida foram escalonados em dez categorias básicas: Inferno, Fome, Animalidade, Ira, Tranqüilidade, Alegria, Erudição, Absorção, Bodhisattva e Buda. Os seis estados, do Inferno até o da Alegria, formam o Ciclo dos Seis Caminhos. Na vida diária, as pessoas manifestam ciclicamente estes seis estados em função de influências externas. Os quatro estados de vida superiores — Erudição, Absorção, Bodhisattva e Buda — são conhecidos como os Quatro Nobres Caminhos. São condições de vida que se alcança com os esforços desenvolvidos pelas próprias pessoas, quando conseguem se libertar do domínio das influências externas.
Os ensinos budistas pré-Sutra de Lótus apregoavam a existência de mundos distintos para cada um dos Dez Estados da Vida, tais como o Inferno debaixo da terra ou a Terra Pura em algum local distante. Todavia, o Sutra de Lótus apresentou uma visão fundamentalmente diferente ao afirmar que os Dez Estados não estão presentes cada qual em um mundo físico distinto, mas, sim, são condições que se