Gua
Escola de engenharia
Ciências do Ambiente
Água
Bruna Carvalho Faria
1 A água encontra-se disponível sob várias formas e é uma das substâncias mais comuns existentes na natureza. É encontrada principalmente no estado líquido constituindo um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico. a Explique o fenômeno do ciclo hidrológico da água.
R: A radiação solar incide sobre a Terra. O calor provoca a evaporação da água dos oceanos, lagos e rios, também da parte presente no solo e pelo processo de transpiração de animais e plantas. Depois que evapora, a água, em forma de vapor, é transportada pelas massas de ar para regiões mais altas da atmosfera. Lá em cima, ao ser submetido a baixas temperaturas, o vapor se condensa e se liquefaz, é assim que surgem as nuvens. A partir de então, começa o processo da precipitação, no qual a nuvem fica carregada de pequenas gotas, estas se reúnem entre si formando gotas maiores, que se tornam pesadas e caem sobre a superfície terrestre. Dependendo das condições do clima, a água pode chegar também em forma de granizo ou neve. Uma parte da água que precipita sobre o planeta cai nos solos alimentando os lençóis freáticos; outra parte cai diretamente nos oceanos, lagos e rios e o ciclo recomeça, enfim.
b Qual é a relação que existe entre a quantidade de água do planeta atualmente e o ciclo hidrológico desde a criação do planeta?
R: No ciclo hidrológico não há perda de água, portanto, não interfere na quantidade de água do planeta. Alguns cientistas afirmam, inclusive, que desde que a vida apareceu sobre a Terra a quantidade de água existente no planeta é praticamente a mesma.
2 A superfície da Terra tem a água como seu maior componente. Como se apresenta a distribuição da água no planeta e o percentual disponível para consumo?
R: Três quartos da superfície da Terra são cobertos por água, ou seja, 70% da sua superfície. Isso corresponde a um volume de quase 1,5 milhões de quilômetros