Fichamento Livro DU Reivente Seu Bairro
608 palavras
3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENACCURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
MARLUCY MARQUES CAMPOS
DESENHO URBANO/LOTEAMENTO
São Paulo – SP
Outubro / 2014
MARLUCY MARQUES CAMPOS
LIVRO - REINVENTE SEU BAIRRO
Fichamento apresentado à disciplina de Desenho Urbano / Loteamento do curso de Arquitetura e urbanismo, do Centro Universitário Senac.
São Paulo – SP
Outubro / 2014
“Tenhamos em mente, especialmente, uma questão-chave, que é a questão do preço que se paga, na compra ou aluguel de imóveis, pelo acesso ao solo urbano “ (p. 55)
“Devemos nesse momento focar nossa atenção na estruturação do espaço urbano e como ela se dá concretamente em relação às nossas vidas.” (p.58)
“Os cursos superiores ou os do tipo de ensino de reciclagem, por exemplo, de mão-de-obra, mais especializados, também de vem estar localizados nos locais de acessibilidade metropolitana, isto é, nas centralidades de mais alto nível.” (p.58)
“Cada região abrangida pelo Plano Regional deveria ter o seu hospital geral, em princípio, somado a um número proporcional de unidades básicas de saúde. “(p.59)
“Os hospitais mais especializados devem se localizar nas centralidades de maior hierarquia, de nível metropolitano, atendentes de 1 milhão de habitantes ou mais, como é o caso, por exemplo, dos inúmeros hospitais no eixo da Avenida Paulista.” (p.59)
“Os tecidos urbanos “podem ser simplificados, no que se refere à moradia, em quatro tipos, tendo em conta o traçado básico de quadras e a distribuição do tráfego de veículos e dos usos a ele associados.” (p.60)
“Todos os bairros passam por uma transformação desde a sua fundação. “(p.61)
“Nesta etapa histórica da evolução de um bairro, que dura várias décadas, o bairro mantém o padrão 1 de tipologia básica de tecido com centralidades lineares ao longo das vias coletoras e estruturais por onde passam a linha do ônibus. “(p.62)
“As centralidades do comercio e serviços tende auto alimentantes, intensificando cada vez mais a sua densidade