Gua Cervejeira
CURSO TÉCNICO EM CERVEJARIA
ÁGUA CERVEJEIRA
LÍVIA CECÍLIA VIEIRA SOARES
RECIFE-PE
2014
Água
A água é o componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal e compõe cerca de 75% da estrutura corpórea dos seres vivos. A origem desta água no organismo se deve de maneira endógena, quando provém de reações internas, ou exógenas, através da ingestão direta desse precioso líquido ou de alimentos.
Além de ter vital importância na vida das pessoas, a água tem vital importância para a produção da cervejeira, tanto em sua receita, representando cerca de 90% da composição deste líquido sagrado, quanto em seu preparo, estando presente em diversas etapas do processo de produção e limpeza. Este item é responsável por algumas características de bastante relevância da cerveja: a coloração e o sabor.
A água certa para cada tipo de cerveja:
Os tipos de cerveja mais conhecidos do grande público estão associados a uma água cervejeira de composição bastante específica. É o que acontece com as cervejas associadas a águas de determinadas regiões como por exemplo, na cidade de Pilsen, a água mole é pobre em sais e apropriada para a elaboração da clara e lupulada cerveja tipo Pilsen. A água dura de Dortmund, cidade alemã do estado da Renânia do Norte, com elevada dureza não-carbonatária. Para as cervejas com elavada dureza da água, temos respectivamente a tipo Export e também a cerveja escura tipo Munique, com elevada dureza carbonatária.
Para poder elaborar uma Pilsen usando água dura, as águas cervejeiras são tratadas por meios físicos, quando necessário, com a finalidade de descarbonatá-las ou dessalinizá-las. No tratamento dessa água para fins cervejeiros, podemos utilizar uma solução de cal saturado, trocador iônico, trocador catiônico