Gso gestão de sistema operacional - ameaças
A internet com sua evolução tem ligado muito as pessoas, grande parte da população hoje em dia está conectada, mas com essa evolução também aumentaram os riscos, pois temos mais pessoas despreparadas para utilizar de forma correta, e também temos uma grande quantidade de pessoas mal intencionadas, ocorrendo assim uma grande distribuição de vírus e programas maliciosos.
O computador por si só já possui seu sistema para segurança de entrada de dados, o Firewall, o qual bloqueia as entradas de programas maliciosos, porem ele não consegue enxergar todos os arquivos de forma minuciosa, assim deixa passar arquivos maliciosos mascarados colocando então o computador em risco.
Esses arquivos maliciosos possuem certas funções especificas:
Vírus: Criados inicialmente para apagar arquivos de inicialização, eles vem acoplados em programas e só conseguem se espalhar quando esses “programas hospedeiros” são executados, os vírus mais modernos conseguem danificar o computador de diversas formas.
Worms e Bots: Dois tipos de programas Maliciosos, muito usado por hackers para distribuição de vírus e controle de diversos computadores ao mesmo tempo, sua função principal é se espalhar e multiplicar, usando aberturas de portas para enviar e receber mais arquivos como eles, muitos servidores são tirados do ar por conta desses programas que transformam computadores pessoais em “computadores Zumbis’ cuja função é fazer o que lhe é ordenado.
Cavalo de troia (Trojan): Programa Malicioso que chega ao usuário como forma de “presente” ou “algo de seu interesse”, mas que ao ser aberto busca portas de entrada para permitir a passagem de arquivos maliciosos.
Spyware, ScreenLoggers e KeyLoggers: São programas maliciosos usados para coletar informações de usuários, sejam por cópia de dados, cópia de teclas digitadas ou fotos das páginas exibidas.
Esses programas maliciosos chegam de várias formas ao computador e uma delas o