grécia clássica
Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I
Arquitetura e Urbanismo
SANTO ANDRÉ
2014
INTRODUÇÃO
O trabalho foi divido em cinco tópicos, quem abordam os principais e importantes acontecimentos do período.
O Conceito de Pólis; Acrópole
As Cidades-Estado Gregas; Origem das Formações Urbanísticas
Período Arcaico
Período Clássico
Período Helênico; Alexandre o Grande
As pesquisas foram baseadas nos vídeos disponibilizados pelo professor César Benatti, produzidos por The History Channel; Construindo um Império - Civilização Micênica – Acrópoles – Alexandre o Grande. Alguns elementos do trabalho foram pesquisados em artigos da internet e livros que listamos na bibliografia ao final deste trabalho.
“O céu não tem dois sóis, e a Ásia não terá dois reis.”
Alexandre, o Grande
ÍNDICE
O CONCEITO DE PÓLIS 04
ACRÓPOLE 04
AS CIDADES-ESTADO GREGAS 05
ORIGEM DAS FORMAÇÕES URBANÍSTICAS 06
PERÍODO ARCAICO 07
PERÍODO CLÁSSICO 07
PERÍODO HELENICO 08
BIBLIOGRAFIA 09
O CONCEITO DE PÓLIS
Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado, geograficamente, no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.
Com tendência para a autonomia política, veneração de uma divindade própria e autarquia econômica constituída por um aglomerado urbano, a Pólis abrangia toda a vida pública de um pequeno território. Na maioria das vezes, encontrava-se protegida por uma fortaleza. Compreendia a totalidade dos cidadãos, exceto os escravos, metecos e membros de populações subjugadas. Distinguia-se de outras cidades pelo nome dos seus habitantes.
As pólis foram criadas a partir da