GRÉCIA CLÁSSICA
PERÍODO CLASSÍCO – Atenas
Governo:
Seus legisladores criaram condições para que surgisse a Democracia.Dentre eles destacam-se Dracon e Solon , que aboliu a escravidão por dividas.
Clístenes : Foi o consolidador da democracia;introduziu o ostracismo,ou seja, o exílio político por 10 anos.
Péricles:
Dirigiu o governo de Atenas por 30 anos.Durante esse período a cultura e a economia atingiram seu apogeu.A democracia tomou um grande impulso, pois todos tinham liberdade de votar e escolhe os melhores para a vida pública de Atenas.
Sociedade:
Eupatrídas eram os cidadãos atenienses e formavam a aristocracia da cidade; tinham todos os direitos políticos. As mulheres não participavam da politica , mas tinham liberdade de sair ,freqüentar o Odeon,os teatros ,jogos etc.
Fonte: livro Biblioteca Integrada vol.4, paginas 81
ATENAS DE PÉRICLES Após as guerras persas, Atenas encontrava-se no auge de sua força e Péricles desejou dar-lhe uma moldura digna a sua grandiosidade construindo monumentos em Atenas. Com os gigantescos trabalhos da Acrópole, Péricles não só satisfazia o orgulho e o senso estético dos seus concidadãos,mas também lhes assegurava trabalho durante 20 anos e fizesse com que as camadas pobres pudessem gozar das riquezas da cidade. Moradia dos senhores e das divindades, a cidadela da Acrópole foi o núcleo central da cidade de Atenas. Nos séculos VII e VI a.C. , a cidade desenvolveu-se para dar lugar aos comerciantes, oficinas e trabalhadores. A zona pantanosa do sul foi a primeira a ser ocupada. Depois, os fabricantes de vasos se estabeleceram a noroeste e o bairro operário do Cerâmico aumentou, paralelamente ao progresso da indústria. Foi na praça central deste bairro que tiveram lugar as primeiras manifestações religiosas e políticas. Nesta agora também os mercados. O artesãos eram agrupados