1071450702
708 palavras
3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATESDisciplina: Leitura e Produção de Texto I
Professora: Maristela Juchum.
Acadêmica: Daniela Ramires de Souza.
Data: 20/11/13
"Um dos mais polêmicos romances, Lucíola”.
Uma das leituras obrigatórias das aulas de literatura brasileira na Universidade Univates de Lajeado, é “Lucíola” de José de Alencar.
É o quarto romance deste escritor brasileiro, publicado em 1862. Com a publicação de Lucíola, inicia Alencar a sua série de "Perfis de Mulher", romances em que estuda caracteres femininos, torturados por contradições e antagonismo psicológicos.
Inicio dizendo que a escrita do livro “Lucíola” é como a de outras literaturas brasileiras. Com sua escrita rebuscada, de certa forma complicada e de concordância mais elegante, relembrando tempos mais clássicos de nossa cultura. Porém, de maneira alguma impede a compreensão da história.
Este livro na realidade são cartas escritas por Paulo, contando sua própria história, o que lhe aconteceu após conhecer uma dama chamada Lúcia – Ele escreve estas cartas direcionadas para uma mulher, que apenas ao final do livro é revelada.
Paulo conta ter se apaixonado por Lúcia ao conhecê-la, descreve a maior parte dos encontros entre eles. Também elucida-nos sobre a verdadeira vida de Lúcia, uma “garota de programa”, vendendo seu corpo para quem pagasse mais por ele. Porém, no final do livro é revelado o verdadeiro motivo que a levou a ser cortesã. E digo-vos que este motivo chocou-me completamente, fazendo-me sentir angustiada pela trágica história que Lúcia protagonizou.
“Desde que os meus véus se despedaçaram, cuidei que morria; não senti nada mais, nada, senão o contato frio das moedas de ouro que cerrava na minha mão crispado. O meu pensamento estava junto do leito de dor, onde gemia tudo o que eu amava nesse mundo.”
Algo que me encantou plenamente é que Lúcia tinha total repúdio pela forma como levava sua vida. O motivo que a fez chegar até ali era nobre, mas a fazia