Gráfica Rápida
DATA DA ATUALIZAÇÃO: 31/08/2006
Implantação
O mercado para produtos gráficos é bastante amplo e diversificado. São oferecidos produtos e serviços tão variados, desde cópias "xerox" até impressão de jornais, livros e periódicos. A diversidade de produtos e serviços é acompanhada da multiplicidade de tecnologias e técnicas de impressão.
A prestação de serviços gráficos demanda, dentre outros, os seguintes equipamentos: máquina para cortar papel; máquina impressora; máquina de picotar; copiadora colorida; impressora a laser.
Os dois principais tipos de gráficas são a convencional e a rápida.
As gráficas convencionais utilizam tecnologias de impressão como a tipografia e o off set.
Usualmente, oferecem serviços gráficos para impressão de grandes tiragens, empregando materiais sofisticados e mão-de-obra especializada. O elevado volume leva à redução dos custos de impressão e, por isso, este tipo de gráfica não é indicado para pequenas tiragens. Dentre os trabalhos realizados pelas gráficas convencionais estão folders, livros, periódicos, dentre outros.
A gráfica rápida, por sua vez, é apropriada para a impressão de pequenas e médias tiragens de trabalhos mais simples. Neste tipo de gráfica é utilizada tecnologia digital, incluindo computadores, copiadoras e duplicadores.
Gráfica Convencional
Conforme salientado anteriormente, as gráficas convencionais empregam, de modo geral, a tipografia e/ou off set como sistemas de impressão, de acordo com a demanda do trabalho.
O sistema de impressão off set apresenta as seguintes características: impressão de trabalhos de vários formatos, em preto e branco ou em cores; chapas de impressão de rápida confecção, em comparação com as dos demais métodos; duplicação de chapas relativamente barata; confecção de chapas com filmes negativos ou positivos; impressão em grande variedade de papéis; operação com papéis de acabamento mais rústico, embora seja obtida melhor qualidade em
papéis