Grupos
Psicologia Social 1
Cláudio V. Torres
Definição de Grupo
Grupo p se refere a “duas ou mais pessoas p que q interagem entre si de forma interdependente, no sentido de que suas necessidades e metas fazem com que elas se influenciem mutuamente” Identificação com o Grupo: Peça fundamental do processo de d formação f ã d do auto-conceito. t it
Durante o contato, as comparações grupais são relativas (percepção,
(percepção impressão) e não objetivas objetivas. Identidade grupal = Ocorre quando há contato com outro grupo em oposição (Tajfel & Turner, 1979)
Identificação Grupal
Como as Identidades são salientadas:
- Pessoas se identificam (e se classificam) com várias categorias;
- Pessoas diferentes usam categorias diferentes;; diferentes categorias g se tornam mais salientes por causa da situação; - Indivíduo experiencia os sucessos e fracassos do grupo.
Identificação Grupal
“Uma das propriedades fundamentais da identidade é o seu caráter contrastivo e seu teor de oposição, que possibilita a afirmação de um grupo em relação a outros. O próprio termo identidade t tem o sentido tid d de idê idêntico, ti d de mesmo e o reconhecimento das semelhanças pressupões a existência das diferenças.” (Galinkin, 2002)
A identidade está nas fronteiras sociais e não na cultura que essas fronteiras encerram. (Torres, 2004)
Distinção ç entre Comportamento p Grupal p e
Individual
Presença ou ausência
P
ê i psicológica i ló i d de d duas categorias sociais claramente identificáveis;
Variabilidade: o comportamento grupal é mais uniforme que o individual;
Variabilidade na percepção do outro grupo:
C t t grupais
Contextos
i são ã caracterizados t i d por percepções homogêneas de intra-categorias e situações inter-pessoais por percepção de heterogeneidade. Distinção entre Comportamento Grupal e