Grupos
Tomando como base a citação descrita, ativo não – circulante compreende itens que dificilmente se transformarão em dinheiro, pois não se destinam a venda, mas são utilizados como meios de produção ou meios para se obter renda para a empresa. O ativo não – circulante se subdivide em: Investimentos, Imobilizado e Diferido.
Investimentos, este grupo é formado pelas participações permanentes em outras sociedades e pelos direitos de qualquer natureza não – classificáveis no ativo circulante e que não se destinam à manutenção da atividade da companhia ou da empresa (Lei nº 6.404/76, artigo 179), ou seja, os investimentos são participações permanentes em outras sociedades e direitos não classificáveis no ativo circulante e que não se destinam à manutenção da atividade da companhia.
Exemplos de investimentos são: as participações permanentes no capital de outras sociedades (compra de ações de outras empresas), obras de arte, terrenos para futura expansão, imóveis para renda (aluguel).
No Ativo Imobilizado são classificados os direitos que tenham por objeto à manutenção das atividades da empresa ou exercícios com essa finalidade, inclusive o de propriedade industrial ou comercial.
O Imobilizado são os bens corpóreos destinados à manutenção da atividade principal da empresa ou exercidos com essa finalidade, como por exemplo, máquinas, equipamentos, prédios (em uso), ferramentas, móveis e utensílios, instalações, veículos etc.
Os ativos intangíveis compreendem o leque de bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido. Trata-se de um