Grupos
Gisele
Profº Nivia Lanznaster Kuhn
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração/ Comércio Exterior (CEX 25) – Psicologia Organizacional
06/05/2011
RESUMO
O ser humano tem uma tendência natural que é a de procurar uma identificação em alguém. Não basta que esses indivíduos apenas estejam juntos para construir um grupo, é preciso que esses indivíduos busquem os mesmos objetivos. Considerando como grupo secundário uma grande empresa e como grupo primário uma relação entre amigos, entre a família. Assim conclui-se que cada indivíduo pode estar em diversos grupos distintos, onde podem durar anos ou até mesmo alguns segundos.
Palavras-chave: Grupo; Objetivos; Indivíduos.
1 INTRODUÇÃO
Existem vários tipos de grupo do qual podemos fazer parte, com objetivos ações e comportamentos comuns, havendo entre os indivíduos trocas de idéias, experiências, histórias e diálogos. Pode-se dividir os grupos em primários onde se estabelece contato direto com os outros indivíduos, um exemplo típico desse grupo é a família. Grupos secundários onde se estabelece os ideais, os valores e os objetivos comuns, como exemplo, uma grande empresa.
Para formar um grupo é preciso saber qual o propósito, a participação de cada indivíduo, as comunicações, tipos de relacionamento, e por fim, para que e para quem este grupo irá servir.
2. O QUE É GRUPO?
Define-se como grupo um conjunto de indivíduos que apresentam o mesmo comportamento e a mesma atitude com objetivos comuns que condicionam a harmonia de seus membros. Exemplos: um grupo de trabalho, uma orquestra, um grupo religioso entre outros.
Dentro da palavra grupo, ainda encontramos várias outras definições, como grupo de pessoas que se juntam apenas para discutir e realizar coisas em comum, por exemplo, jovens em uma danceteria, grupos de alunos, etc..
2.1 TIPOS DE GRUPOS
Existem vários tipos de grupos, entre eles:
- Grupo Social – Conjunto de indivíduos