Grupos Étnicos e Preconceito
Definição:
O conceito etnia deriva do grego ethnos, cujo significado é povo. A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos.
A etnia não é um conceito fixo, podendo mudar com o passar do tempo. O aumento populacional e o contato de um povo com outros (miscigenação cultural) pode provocar mudanças numa determinada etnia.
Uso do termo:
Geralmente usamos o termo etnia para nos referirmos à grupos indígenas ou de nativos. Porém, o termo etnia pode ser usado para designar diversos grupos étnicos existentes no mundo.
Etnologia:
A ciência que estuda as etnias é conhecida como etnologia.
Principais Grupos:
- Afro-asiático: Refere-se a uma pessoa com ancestralidade negra e asiática.
- Bengas: Os Bengas são um grupo étnico bantu que habita regiões da Guiné Equatorial e o do Gabão
- Garos: Os garos são um grupo tribal que habita a região de Meghalaya, na Índia, bem como áreas no entorno de Bangladesh.
- Japoneses: O japonês, porém, apresenta alguns traços que o distinguem dos outros grupos oriundos do mongol. Elementos minoritários são resultantes de miscigenações com aborígine aino, do norte, e com variedades do sudeste Asiático, Coréia e Europa
- Musuo: O povo musuo vive no sudoeste da China, mais propriamente na aldeia de Loshui.
- Negros: Negros, negroide ou povo negro são termos usados em sistemas de classificação racial para os seres humanos com um fenótipo de pele escura
- Shan: Os shan constituem uma etnia do Sudeste Asiático.
Fatores de Classificação
Idioma:
O idioma tem sido muitas vezes utilizada como fator primário de classificação dos grupos étnicos, embora sem dúvida não isenta de manipulacão política ou erro. É preciso destacar também que existe grande número de línguas multi-étnicas e determinadas etnias são multi-língues.
Cultura:
Geralmente se percebe