Grupos Sociais e organização social
GRUPOS SOCIAIS E ORGANIZAÇÃO SOCIAL
GRUPOS SOCIAIS
Na Sociologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo. Estabilidade nas relações interpessoais e sentimentos partilhados que pertença a uma mesma unidade social são as condições suficientes.
CLASSIFICAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS
GRUPOS PRIMÁRIOS
São aqueles em que as pessoas ficam se conhecendo intimamente como personalidades individuais, por meio de contatos sociais que são íntimos, pessoas e totais, porque envolvem muito da experiência de vida de uma pessoa. Os grupos são pequenos e os relacionamentos tendem a ser informais e descontraídos. Os membros do grupo se interessam uns pelos outros como pessoas e compartilham numerosas atividades e interesses. De um modo geral, seus membros são insubstituíveis. Exemplos: o grupo de amigos, a “panelinha”.
Os grupos sociais primários são importantes em vários sentidos, mas principalmente por serem fundamentais na formação da natureza social e dos ideais do indivíduos. Psicologicamente, o resultado da associação intima e uma certa fusão das individualidades em uma totalidade comum o grupo.
Na definição dos grupos primários devemos considerar, principalmente: o tamanho pequeno, a ocorrência de profunda intimidade emocional e algum tipo de organização, a formação de uma subcultura própria e entender que em seu seio irão se desenvolver importantes relações psicológicas. Os grupos primários servem como agentes de socialização e controle social. Fornecem afeição e suporte emocional ao indivíduo e o mantem dentro das normas aceitas pelo grupo, que de um modo geral se identificam. Mesmo nas estruturas sociais mais complexas ocorrem os grupos primários. Nos grupos primários, os contatos são predominante pessoais, visando a uma