Antropologia, grupos sociais
CULTURA E SOCIEDADE: GRUPOS SOCIAIS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Cultura é definido tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas, podemos intender em um comportamento a respeito da regra.
Sociedade é definida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis, podemos intender em conjunto de regras que regem a cultura.
Grupo social é uma forma básica de associação entre seres humanos que estão mutuamente em interação. A Sociologia define grupo social como sendo toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização ao realizar ações conjuntas de interesse comum. Pessoas numa fila para entrar num cinema não constituem um grupo social, pois não há interação entre elas.Os grupos sociais possuem alguma forma de organização. Eles compartilham normas, hábitos, valores, costumes próprios e objetivos. Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato entre seus membros.
2 DESENVOLVIMENTO
Uma sociedade consiste em um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. Além disso, uma sociedade se une por meio das relações sociais, que precisam ser analisadas. O homem é um ser social. Isto implica dizer que o indivíduo é o produto de um sistema complexo de interações sociais.
Durante o processo de socialização, o indivíduo adquire hábitos e costumes que se agregam à sua personalidade individual e isso o torna cada vez mais identificado com uma personalidade social,