Grupos sanguineos
Devido à complexidade do tema abordado, foi feito um resumo de cada tópico apresentado no vídeo, a fim de esclarecer o tema que trata de Grupos Sanguíneos.
A descoberta dos Grupos Sanguíneos deu-se no início do século XX, pelo médico cientista austríaco Karl Landsteiner, no momento em que ele se dedicou a comprovar que havia diferença no sangue de dos diversos indivíduos, em sua expe-riência Karl Landsteiner colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou as hemácias e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. O sistema ABO foi o primeiro dos grupos san-guíneos descobertos. O Sistema Rh também foi descoberto por Karl Landsteiner e sua equipe, em uma experiência com um macaco da espécie Rhesus. Eles observa-ram que quando injetavam o sangue desse macaco em cobaias, as cobaias produ-ziam anticorpos, que eles chamaram de Anti-Rh (abreviatura de anti-rhesus).
Fazendo essa mesma experiência, mas com sangue humano, os pesquisadores observaram que 85% das amostras de sangue humano testadas com o anticorpo Rh sofreram aglutinação, o que sugere a presença de antígeno Rh no sangue. As pessoas que tiveram as hemácias aglutinadas pelo anticorpo Rh foram chamadas Rh positivas (Rh+) indicando que suas hemácias têm um antígeno semelhante ao dos macacos, o fator Rh. As hemácias dos 15% restantes não se aglutinaram e por isso foram chamadas de Rh negativas (Rh-), indicando a ausência do fator Rh em suas hemácias.
2.Sistema ABO e Incompatibilidade Sanguínea no Sistema ABO
As hemácias e o plasma participam da diferenciação dos grupos sanguíneos. As hemácias possuem substâncias chamadas aglutinina, que é o antígeno, e se subdivide em aglutinina A (Antígeno A) e aglutinina B (Antígeno B), indivíduos tipo A possuem aglutinina tipo A,