Grupos organizacionais
Algumas razões evidentes que mostram por que a compreensão dos pequenos grupos é importante para os administradores: * O grupo influência a conduta e o próprio desempenho dos seus membros; * Grupos conflituosos têm tendência a limitar a realização dos objetivos da empresa; * O grupo pode influência a pessoa individualmente, esta pode ser nula ou mínima.
Estão aqui algumas razões para se estudar os grupos e saber como lidar com eles visto que os grupos que têm uma forte facilidade de se desentenderem podem impedir um desempenho eficaz.
Todas estas questões estão relacionadas com a eficácia, ou seja, os grupos conflituosos tendem a impedir o desempenho eficaz. Os administradores que não apostam na formação, o desenvolvimento e as características dos vários grupos existentes dentro da empresa fazem com que o trabalho seja mais difícil de realizar.
Tipos de grupos
Qualquer organização tem exigências técnicas que nascem a partir dos seus objetivos. A concretização dessas metas requer a execução de certas tarefas e conta-se com a participação da maioria dos empregados de determinados grupos, devido ao cargo que ocupam dentro da organização.
Este grupo lhe chamaremos de grupo formal. Por outro lado,
Chamaremos a estes grupos de grupos formais. Por outro lado, sempre que as pessoas se reúnem de maneira mais ou menos contínua surge uma tendência de se formarem grupos cujas atividades podem ser diferentes das atividades da organização. Estes grupos serão chamadas de grupos informais. Embora tal distinção seja conveniente para o estudo dos grupos organizacionais, ambos os tipos apresentam as mesmas características gerais.