grupos especiais atividades fisicas
CLAUDIA BARCELOS MARIANO
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA PACIENTES OBESOS, DIABÉTICOS E HIPERTENSOS
Criciúma, Dezembro de 2014.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 OBESOS 3
3 DIABÉTICOS 5
4 HIPERTENSOS 6
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1INTRODUÇÃO
A sociedade atual em que nos encontramos inseridos mostra o aumento de certas doenças crônicas, onde nos deparamos com um quadro gravíssimo a cerca da população em que estamos inseridos. Isto se deve ao fato de que sofremos alterações ao longo dos anos em relação aos nossos hábitos de vida, como: o tabagismo, o alcoolismo, os maus hábitos alimentares e o sedentarismo. Em nosso país, a prática de exercício físico de forma contínua e programada ao longo da vida é realizada por um escasso número de indivíduos. Encontramos em grande quantidade na população, pessoas hipertensas, diabéticas onde a maior causa vem diretamente relacionada a obesidade.
Neste sentido, é de extrema importância que ocorram alterações na nossa sociedade, nomeadamente, nas atitudes, nos valores e na conduta no que concerne à relação entre a saúde e o exercício físico.
É urgente abordar a prescrição de exercício físico como uma maneira de conscientizar a sua importância para a população e que com sua pratica a qualidade de vida de ambos seria elevada. Desta forma, diminuiria os números alarmantes de doenças crônicas entre as pessoas, além de praticarem exercícios físicos que melhoraria muito nos hábitos saudáveis dos indivíduos.
2 OBESOS
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a obesidadecomo uma doença crônica não transmissível (DCNT), que está presente tanto em países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos, afetando milhares de pessoas sem distinção de idade, sexo e classe social, que por falta de tempo e preguiça acabam ficando cada vez mais sedentárias.
Segundo os dados da própria OMS, a obesidade mais que duplicou desde 1980. Em