Grupos de vegetais
BRIÓFITAS
As briófitas são plantas sem vasos condutores. São vegetais terrestres com morfologia bastante simples, conhecidos popularmente como "musgos" ou "hepáticas". São organismos eucariontes, pluricelulares, onde apenas os elementos reprodutivos são unicelulares, enquadrando-se no Reino Plantae, como todos os demais grupos de plantas terrestres.
São plantas avasculares de pequeno porte que possuem cloroplastos pequenos em suas células. O tamanho das briófitas está relacionado à ausência de vasos condutores, chegando ao seu tamanho máximo de 10 cm em ambientes extremamente úmidos. O transporte de água ao longo do corpo desses vegetais ocorre por difusão de célula a célula, já que não há vasos condutores e, portanto, é lento.
São características de ambientes terrestre úmidos, embora algumas apresentem adaptações que permitem a ocupação dos mais variados tipos de ambientes, resistindo tanto à imersão, em ambientes totalmente aquáticos, como a desidratação, podendo crescer em rochas nuas ou em regiões polares resistindo ao congelamento. Não possuem representantes marinhos. Dependem da água para sua reprodução, sendo plantas criptógamas por apresentarem órgãos reprodutivos ocultos/escondidos.
Os musgos são de extrema importância, pois quando instalados sobre rochas ou sobre o solo, permitem que, depois deles, outros vegetais possam crescer sobre essas rochas ou solos (primeiras etapas de formação dos solos). As briófitas mais conhecidas são as hepáticas e os musgos. As hepáticas são tanto aquáticas quanto terrestres e seu gametófito taloso e folhoso é uma lâmina extremamente delgada.
Nas briófitas há duas gerações adultas com aspectos totalmente diferentes e que se alternam em um ciclo reprodutivo (gametófito e o esporófito). O gametófito (planta) é a fase dominante no ciclo de vida, constituído por caulídio, filídio e rizóide (figura 1).
PTERIDÓFITAS
A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'