Grupos da tabela periódica
O grupo 1, ou família IA, da tabela periódica, também conhecido como metais alcalinos, é formado por seis elementos que se comportam similarmente em suas propriedades físicas e químicas, esses elementos são: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr). Dentre estes apenas o sódio e o potássio são abundantes na natureza; todos os isótopos do frâncio são radioativos, por isso são encontrados apenas vestígios do elemento.
1. Propriedades físicas:
Os elementos do grupo em questão são sólidos em CNTP (condições normais de temperatura e pressão – 25°C, 1 atm), tem baixa densidade e dureza, além de serem excelentes condutores térmicos e elétricos.
2. Propriedades químicas:
Os metais alcalinos não são encontrados livres na natureza devido a sua reatividade altíssima. Quando expostos ao ar, reagem rapidamente com o oxigênio () formando óxidos, por isso, devem ser mantidos ao abrigo do ar, por exemplo em petróleo ou tolueno.
Assim como suas propriedades físicas, o comportamento químico do grupo 1 é bastante homogêneo. Por ter apresentarem apenas um elétron em seu nível energético mais externo, ou seja, sua configuração eletrônica termina em ns1. Devido à baixa interação entre o núcleo e este último elétron, os elementos tem tendência a perdê-lo, transformando-se em mono cátions: M+.
Os elementos deste grupo podem fazer ligações metálicas e ligações iônicas.
3. Exceções no grupo:
A exceção do grupo 1 é o lítio, que apesar de possuir o mesmo nox padrão dos demais elementos pertencentes a esse grupo, tem propriedades que o assemelham mais aos elementos do grupo 2 (metais alcalinos-terrosos). A exemplo disso tem-se sua maior dureza, menor reatividade com o oxigênio, capacidade de formar nitreto e reagir com o carbono.
Grupo 2
O grupo 2, ou família IIA, da tabela periódica é formado por seis elementos, sendo estes o Berílio (Be), o Magnésio (Mg), o Cálcio (Ca), o Estrôncio (Sr), o Bário (Ba) e o Rádio (Ra), muito semelhantes