Grupo 17 tabela periódica
Estes
elementos assim como os outros halogênios, possui sete elétrons na última camada e, para adquirir estabilidade, necessitam ganhar um elétron.
Introdução:
Do latim "fluere" que significa fluir.
O Flúor é um gás reativo, de moléculas F2, amarelado, com odor característico. É o elemento mais eletronegativo. Pertence ao grupo 17 da tabela periódica, também chamado de halogênios.
História:
- 1529, Georgius Agricola, descreveu o uso do mineral fluorita (fluoreto de cálcio - CAF2) como um fundente. - 1670, Schwandhard, verificou que o vidro era atacado quando tratado com a mistura de fluorita e ácido.
- 1886, o flúor foi isolado por Henry Moissan.
Disponibilidade:
Encontrado nos minerais fluorita (fluoreto de cálcio, CaF2) e criolita (fluoreto de alumínio e sódio, Na3AlF6).
Produção:
Obtido pela eletrólise do ácido fluorídrico
(HF) com fluoreto ácido de potássio (KHF2).
Aplicações:
Poucos
eram os usos do elemento até o desenvolvimento da indústria nuclear. A produção mundial começou a crescer com o desenvolvimento da bomba atômica e com aplicações nucleares dos compostos formados com flúor. Grande parte da produção mundial é utilizada na formação do hexafluoreto de urânio (UF6), um composto volátil, usado no processamento de combustível para reatores nucleares. Flúor
e seus compostos são usados na produção de urânio e dezenas de outros produtos como, por exemplo, plásticos resistentes ao calor.
Ácido fluorídrico é usado para gravações e outros efeitos em vidros.
Compostos hidrocarbonados com cloro e flúor formam gases usados em equipamentos de refrigeração (CFC, em desuso devido ao efeito nocivo para a camada de ozônio da atmosfera). Elemento de proteção contra cáries em cremes dentais, na forma de fluoreto de sódio
(NaF) ou de estanho (SnF2).
Curiosidades:
O mineral fortifica o esmalte do dente, que forma uma espécie de