Campanha promocional
No ano de 1903, nos Estados Unidos, um jovem empreendedor chamado James Lewis Kraft iniciou com apenas 65 dólares no bolso seu primeiro negócio, onde vendia queijos aos comerciantes locais. Visionário e sensível ao mercado, James teve uma grande ideia ao perceber que os americanos tinham o hábito de comer bolachas de chocolate mergulhadas em leite fresco. Ele criou uma bolacha de chocolate que já era recheada com um creme de sabor leite, na época feito de gordura de porco. Esta foi a primeira bolacha recheada criada que se tem notícia e com o sucesso do biscoito, James a partir dali, deu início a construção da segunda maior companhia de alimentos do mundo, a Kraft Foods.
O biscoito “Oreo” como foi batizado, tempos depois foi reformulado anos depois e passou a ser constituído de 71% de biscoito de chocolate meio amargo e 29% de recheio de baunilha feito a partir dali com óleos vegetais.
Inicialmente, quando o planejamento estratégico de vendas foi criado, o principal objetivo era atingir o mercado Britânico que até então não tinha o hábito de consumo de bolachas recheadas, muito menos com sabores tão acentuados, o que na época foi considerado ousadia principalmente pela cor negra acentuada do biscoito.
O posicionamento do Oreo, que é trabalhado até hoje pela Kraft Foods, visa fazer com que as pessoas percebam a necessidade de terem mais momentos leves em suas vidas, eles defendem a ideia de que todos, independente da idade, devem “soltar a criança” que tem dentro de si e que façam isso saboreando o Oreo. Com o passar dos anos, uma tradição em torno do biscoito se consolidou; uma maneira especial de degustar o Oreo especificamente foi disseminada e
adotada até nas campanhas do produto: “pegar a bolacha, girar para ambos os lados, lamber o recheio e degustar com um belo copo de leite.” Essa mensagem é utilizada até hoje no site do produto, que incentiva o “consumo compartilhado” para que todos se sintam felizes