GRUPO
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade abordar as disciplinas ministradas no 6º semestre de 2014 do Curso de Geografia da Unopar, Polo Votorantim-SP.
A Bacia Geológica do Paraná, ou simplesmente Bacia do Paraná, ou ainda Bacia Paranaica, é uma ampla bacia sedimentar situada na porção centro-leste da América do Sul. A sua área de ocorrência abrange, principalmente, o centro-sul do Brasil, desde o estado do Mato Grosso até o estado do Rio Grande do Sul, onde perfaz cerca de 75% de sua distribuição areal.
Além do Brasil, ela também distribui-se no nordeste da Argentina, na porção leste do Paraguai e no norte do Uruguai. É uma depressão ovalada, com o eixo maior no sentido quase norte-sul, e possui uma área de cerca de 1,5 milhão de km².
Desenvolveu-se durante parte das eras Paleozoica e Mesozoica, e seu registro sedimentar compreende rochas formadas do Período Ordoviciano ao Cretáceo, abrangendo um intervalo de tempo entre 460 e 65 milhões de anos atrás. A seção de maior espessura, superior a 7000 m, está localizada na sua porção central e é constituída por rochas sedimentares e ígneas. As rochas sedimentares da Bacia do Paraná são ricas em restos de animais e vegetais fossilizados.
O presente trabalho mostra a seguir os meios físicos da Bacia do Paraná, os aspectos geológicos e geomorfológicos, as formas de relevo, entre outros.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Meios físicos e de territorialização: No Fanerozóico ( < 542 Ma ), a bacia que no seu centro atinge uma profundidade de 7.000 m (até chegar ao embasamento pré-cambriano), foi preenchida com sedimentos marinhos (época de inundações marinhas), arenitos eólicos (época de megadesertos) e basaltos (época de fluxos de lavas vulcânicas); Formação Geológica – Serra Geral; Solos – Oriundos de derrames basálticos solos vermelhos