grupo social
O grupo familiar e o grupo de amigos são dois grupos de onde vêm as principais pressões e os principais elementos para que o indivíduo se referencie quando escolhe qualquer coisa, inclusive a sua profissão.
O grupo de amigos fornece, em geral, uma referência positiva, isto é, o indivíduo utiliza as referências positivamente. Já o grupo familiar fornece referências para que o indivíduo rejeite a sua escolha de profissão. Normalmente isso ocorre porque a relação no grupo familiar é sabidamente mais complexa.
Os valores desses dois grupos, as satisfações ou insastifações onde seus elementos apresentam com suas ocupações, a expectativa que apresentam em relação á escolha são fatores fundamentais.
História Pessoal
Aqui o indivíduo que escolhe. Este ser, rico em elementos internos, procura, ao escolher uma profissão, planejar um ser para si mesmo. O processo de escolha de profissão é,pois, um momento de identidade do indivíduo.
Na sua escolha, todos os elementos que ingressaram em seu mundo psíquico. Suas expectativas em relação a si próprias, seus gostos, as habilidades que já desenvolveu até o momento, a profissão das pessoas que lhe são significativas, as imagens registradas no seu mundo interior relacionadas as profissões , a percepção que tem em suas condições materiais,seus limites e possibilidades.
Satisfação Pessoal x Satisfação Material
Existem duas questões que nos parecem mais polêmicas e que têm sido apresentadas como conflitos frequentes para os jovens que escolhem uma profissão: o conflito satisfação pessoal x satisfação material e a questão do dom e da vocação.
A questão central é que o indivíduo, quando vende sua força de trabalho,ele sabe que vai ter que obedecer e trabalhar como o comprador estabelecer e desejar. E ele terá que abandonar seus projetos para executar o projeto do patrão.
A satisfação pessoal também é impedida pela parcelarização crescente do trabalho. As tarefas são mínimas, e o trabalhador perde a visão do