Grupo II
Química Analítica Qualitativa
Profa. Rosa Lina
Análise dos Cátions do Grupo II
2. Análise dos cátions do grupo II – Mg2+, Ba2+, Ca2+e Sr2+
Os elementos magnésio (Mg), bário (Ba), cálcio (Ca) e estrôncio (Sr) pertencem ao Grupo II A da tabela periódica, apresentando configurações eletrônicas similares, conferindo-lhes semelhanças de suas propriedades.
O magnésio apresenta reações análogas aos cátions do Grupo I.
Entretanto, na presença de sais de amônio o carbonato de magnésio é solúvel, e as propriedades mais distintas do resto do Grupo II, ocorrem devido ao seu pequeno tamanho, e por essa razão, ás vezes não faz parte deste grupo no procedimento de análise química qualitativa.
Todas as soluções dos íons desse grupo são incolores e seus sais apresentam caráter iônico. São brancos ou incolores, a menos que esteja presente um íon colorido. Embora solúveis em água, os nitratos de estrôncio e bário podem ser precipitados pela adição de ácido nítrico concentrado.
DESCRIÇÃO
Magnésio, Mg, é um metal branco, maleável e dúctil. Funde a 650 oC e queima facilmente no ar ou em oxigênio com uma luz branca brilhante, formando óxido de magnésio, MgO e nitreto de magnésio, Mg3N2. O metal reage lentamente com a água à temperatura ambiente. Contudo, numa temperatura de 100oC a reação acontece rapidamente produzindo hidróxido de magnésio e hidrogênio:
Mg(s) + H2O(l) → Mg(OH)2 + H2(g)
Na ausência de sais de amônio, o hidróxido de magnésio é praticamente insolúvel. O magnésio dissolve-se facilmente em meio acido:
Mg(s) + H+(aq) → Mg2+(aq) + H2(g)
O magnésio forma cátion divalente Mg2+. Seu óxido, hidróxido, carbonato e fosfato são insolúveis; os outros, por sua vez, são sais solúveis.
Eles têm sabor amargo e alguns são higroscópios.
Bário, Ba, também é um metal branco prateado, maleável e dúctil, e estável em ar seco. Funde a 700oC, e reage com a água formando hidróxido de bário e gás hidrogênio:
Ba(s) + H2O(l)