Analise grupo ii
Análise química qualitativa do grupo ll
Ana Gabriella Gouvêa
Brenda Weihermann
William Schimdt
Resumo: Esta analise tem como finalidade identificar os elementos Bário (Ba2+), Cálcio (Ca2+), Estrôncio (Sr2+) e Magnésio (Mg2+), em uma solução de cátions, usando como princípios a precipitação e coloração.
Palavras –chaves: Grupo ll, Analise química, Bário, Cálcio, Estrôncio e magnésio
Introdução
O bário é um elemento químico tóxico, de aspecto branco prateado, com alto ponto de fusão e encontrado em estado sólido quanto em temperatura ambiente. O Cálcio é um metal alcalino terroso, também de coloração branco prateado, que quando expostas ao ar torna-se amarelado, características estas, parecidas com o do Estrôncio. Já o Magnésio quando exposto ao ar perde seu brilho, formando óxido de magnésio.
Procedimento experimental
Em um tubo de ensaio é posto cinco gotas da solução de cátions desconhecidos. Nele colocamos cinco gotas de HCl 6M e quinze gotas de NH4OH, onde testamos em papel tornassol e verificamos que o meio tornou-se alcalino. Levamos para aquecer em banho-maria. Após aquecido, adicionamos quinze gotas de (NH4)2CO3 1,5 M, e levamos diretamente ao fogo. Levamos esta solução à centrífuga e ocorreu precipitação. No sobrenadante desta solução, adicionamos sete gotas de fosfato de sódio, e houve precipitado branco, indicando presença de magnésio.
O precipitado da primeira solução foi lavado com agua quente e centrifugado. Adicionamos quatro gotas de HAc, que deixou a solução completamente dissolvida. Colocamos mais cinco gotas de NaAc 3M dez gotas de K2Cr2 O7 0,2 M, e verificamos que a solução ficou dividida em duas partes, senda a mais densa transparente e a menos densa amarelo, que indica a presença de Bário.
Esta última solução levamos em banho-maria, centrifugamos e reservamos o sobrenadante em um tubo de ensaio. Nele foi adicionado três gotas de NH4OH 6M, dez gotas de (NH4)SO4 2,5M, agitado e