comunicaçao na psicologia
Aline Blageski N°1 Fabio de ramos N°2 Lucas Hostert N° 6 Thallita Lapola N°10
COMUNICAÇÃO
Ponta Grossa 2013
Introdução
A comunicação é essencial para eficácia de qualquer organização e os grupos formados dentro da mesma. Quando houver a falta dela as conseqüências serão drásticas. Um grande exemplo é o processo de comunicação entre os aeroportos e as aeronaves que necessita de uma comunicação perfeita, pois do contrário poderá haver sérios acidentes.
"Entendemos por comunicação como a transferência e a compreensão de mensagens. O processo começa quando emissor transmite a sua mensagem e termina quando o receptor a compreende".
As funções da comunicação
Existem quatro funções básicas dentro de um grupo ou organização: Controle, Motivação, Expressão emocional e Informação.
Controle: As organizações possuem hierarquias e orientações formais que devem ser seguidas pelos funcionários. Em exemplo é quando um funcionário é orientado pelo superior a seguir as normas da empresa, a comunicação está desempenhando a função de controle.
Motivação: A comunicação facilita motivação por esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, avaliar a qualidade do seu desempenho e orientar sobre o que fazer para melhorá-lo.
Expressão emocional: A comunicação que ocorre dentro do grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou sentimentos de satisfação.
Informação: A última função desempenha pela comunicação relaciona-se como facilitadora de tomada de decisões, pois as informações proporcionam as pessoas ou grupos o que precisam para tomar decisões.
O Processo de comunicação
Os passos entre uma fonte e um receptor, que resultam na transferência e compreensão de um significado.
O processo de comunicação é composto de sete partes: A fonte de comunicação, a