Grupo de apoio ao tabagista
DE SÃO JOSÉ DO CEDRO
Estratégia de Trabalho
ESTRATÉGIA: Aula expositiva dialogada
“Grupo de Apoio ao Tabagista”
Atualmente o tabagismo tem representado uma questão de saúde pública e privada que atinge milhões de cidadãos no Brasil e no mundo. É apontado pelas pesquisas como a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
A importância de programas que apoiam os fumantes que desejam parar de fumar se dá pelo malefício que o fumo trás tanto ao fumante quanto para aqueles que o rodeiam.
OBJETIVO
Oferecer aos usuários um Programa de apoio com intuito de promover e recuperar a saúde dos participantes bem como prevenir doenças provenientes do fumo, orientar e informar os malefícios do tabaco além de apoiá-lo em todo o processo de cessação.
Esse Programa se dá através de um grupo de apoio que conta com uma equipe multidisciplinar atenta a todas as dificuldades que o fumante possa apresentar nessa fase de transição oferecendo um cuidado global ao usuário.
PÚBLICO ALVO
Fumantes que demonstrem interesse em parar de fumar
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS
Médico (a), psicólogo (a), fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico (a) e enfermeiro(a).
METODOLOGIA
Formar um grupo de apoio ao tabagista que tem interesse em abandonar o vicio, onde cada usuário será avaliado em relação ao nível de dependência de nicotina (pelo teste Fagerströn fornecido
pelo Ministério da Saúde), ao número de tentativas anteriores para deixar o cigarro, à presença de comorbidades, e a necessidade ou não de introduzir terapia medicamentosa. Também poderão ser acrescentadas terapias complementares, como a auriculoterapia.
No grupo serão abordados temas que envolvem os benefícios de deixar o cigarro, em um ambiente cujos participantes têm a oportunidade de trocar experiências e tirar suas dúvidas com
profissionais especializados.
É importante entender por que se fuma e como