GRUPO DANILA
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................8
4 REFERENCIAS......................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A fantasia facilita a compreensão das crianças, pois se aproxima mais da maneira como veem o mundo, já que ainda são incapazes de compreender respostas realistas. Não esqueçamos que as crianças dão vida a tudo. Para elas, o sol é vivo, a lua é viva, assim como todos os outros elementos do mundo, da natureza e da vida.
A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se efetiva o contato pedagógico do professor com a criança e o conto. Portanto, foi escolhido o livro “O patinho feio”, conto de Hans Christian Andersen que foi escolhido pelos componentes do grupo.
O trabalho com o contar e recontar de histórias na educação infantil, exige do professor uma escuta e atenção à fala das crianças, aos seus movimentos, gestos e demais ações expressivas. O professor deve criar situações para reproduções das histórias e assim levar a criança a estabelecer relações com sua forma de viver, pensar e agir, temos o RCN (1998) que afirma:
“A fala das crianças traduz seus modos próprios e particulares de pensar e não pode ser confundida com um falar aleatório” e que “a narrativa pode e deve ser a porta de entrada de toda criança para os mundos criados pela literatura”, e enfatiza que o professor deve conduzir os relatos contados pelos alunos relacionando à vida pessoal, ou seja, com sua forma de pensar, viver e agir.
Daí a importância que hoje se dá à iniciação da criança desde cedo no mundo da literatura, para que elas consigam