GRUPO 1 – METAIS ALCALINOS
A família 1 A da tabela periódica compreende os metais alcalinos: o lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio. Esta prática foi realizada, portanto, com o intuito de observar as propriedades dos sais de metais alcalinos de forma que seja possível identificá-los, diferenciando o comportamento de cada elemento em reações. Para isso, foram observados os aspectos físicos do sódio e do potássio. Colocou-se separadamente os elementos em cápsulas de porcelana com água destilada, observando as reações. Foi observada também a reação do sódio com o álcool etílico comercial e álcool etílico absoluto. Observou-se também o comportamento de sais desses metais em presença de água, medindo-se o pH dos sais.
Palavras Chave: reação, metais alcalinos, propriedades.
1 INTRODUÇÃO
Este relatório refere-se à uma prática laboratorial realizada no dia 31 de julho de 2013, no laboratório C – 115 (Laboratório de Química Analítica – Inorgânica), com a presença do professor Renato Furtado. Nesta prática, foram observadas reações de alguns elementos da família 1 A da tabela periódica, os metais alcalinos.
Estes metais possuem na camada mais externa um elétron com pequena força de atração pelo núcleo, com a energia de ionização baixa, formando facilmente compostos iônicos incolores. São metais também maleáveis, com propriedades características dos metais, como o brilho prateado e a alta condutividade térmica e elétrica. Portanto, para diferenciar um elemento de outro no grupo dos metais alcalinos, foi feito o trabalho prático, confirmando as características dos metais, como também observando a diferença de comportamento dos elementos em diferentes reações.
Foram usados na prática o potássio e o sódio. Observaram-se, também, as diferenças entre as reações de sais provenientes desses elementos com a água, identificando o pH de cada reação.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
• observar as características dos metais alcalinos.
2.2 Objetivos específicos
•