gruas
DEFINIÇÃO:
A grua é um equipamento de transporte vertical de cargas usado desde a fase de estrutura da obra até o término do fechamento. Versátil, ela transporta diversos tipos de materiais – aço, blocos de alvenaria, caçambas de concreto etc. – e rivalizam com outros aparelhos como o elevador de obra, a minigrua e o bombeamento de concreto.
VANTAGEM A grua tem maior capacidade de carga e não tem limitação de volume. O elevador, por exemplo, não pode transportar materiais maiores do que sua cabine. Outra vantagem é a possibilidade de descarregar o material diretamente no local de utilização, dispensando boa parte do transporte horizontal necessário em outros sistemas.
Por outro lado, o uso da grua não dispensa o elevador, imprescindível para o transporte de pessoas, e no caso do concreto, o bombeamento ainda é a solução mais rápida. As variáveis são muitas e a escolha do sistema de transporte deve estar calcada no estudo criterioso da logística do canteiro, visando alcançar a melhor combinação de equipamentos.
TIPOS DE GRUA
Os principais tipos de grua:
GRUA FIXA - chumbada no solo sobre uma base de concreto ou um chassi metálico;
GRUA MÓVEL - montada sobre trilhos; e a ascensional, instalada no edifício com um mecanismo que lhe permite subir os andares conforme os pavimentos são construídos.
TORRE - é montada progressivamente, acompanhando a altura do edifício, mas o tamanho final deve ser estipulado desde a contratação.
O comprimento da lança – braço horizontal – deve ser suficiente para que todos os pontos de carga e descarga estejam sob seu raio de ação. A capacidade de carga varia ao longo da lança e deve ser avaliada em conjunto com a velocidade de içamento do motor. É necessário verificar ainda se as instalações elétricas do canteiro são suficientes para alimentar a grua, levando em conta os demais instrumentos elétricos.
CUIDADOS DURANTE A INSTALAÇÃO
O transporte da grua até o canteiro, bem como a montagem,