Gruas e movimentação de cargas
ELEVAÇÃO
GRUAS
Gruas
Equipamento que se utiliza para a elevação de cargas, por meio de um gancho suspenso por um cabo.
Equipamento que faz o transporte horizontal e vertical da obra.
É normalmente o primeiro equipamento que entra na obra e o último que sai.
2
1
Gruas
Uma grua é composta por:
3
Gruas
4
2
Gruas
COMO FUNCIONAM:
O guincho oferece grande mobilidade para realizar as operações, porque tanto pode ser erguido ou baixado verticalmente quanto girar horizontalmente, em círculo, acompanhando a sua estrutura.
A torre serve de suporte para o braço horizontal que se prolonga em direcções opostas e em comprimentos distintos.
A extremidade mais curta do braço possui um contrapeso; na outra, o mecanismo de suspensão movimenta-se sobre um carreto. A capacidade de carga aumenta à medida que o carreto trabalha mais próximo da torre central.
5
Gruas - Tipos
•MÓVEL
•FIXA
•ASCENSIONAL
•FIXA - MÓVEL
•AUTOMONTANTE
6
3
Gruas
Fixa
Semi-móvel
Ascensional
7
Gruas - Móvel
MÓVEL
É um equipamento normalmente pequeno, montado sobre rodas, que pode ser rebocado e transitar pelas vias públicas e/ou no estaleiro de obra. Nos dois casos a grua deverá sempre ser desmontada e remontada na nova locação.
A altura e lança deste tipo de Grua são fixas, ou seja não é possível aumentar a sua altura nem a sua distância de alcance, adaptando-a para uma nova situação de obra.
8
4
Gruas - Móvel
Quando montadas na obra, apoiam-se sobre patolas que devem ser apoiadas sobre bases que forneçam as maiores garantias de estabilidade do equipamento em movimentação de trabalho.
Deverá ser sempre montada na área externa da obra. 9
Gruas - Fixa
É um tipo de grua de tamanho maior que é montada sempre na área externa da obra, é fixada numa base de betão de tamanho variável em função do modelo da Grua. Em função do terreno, a base deverá ser estaqueada para manter a