Fps - gruas móveis
GRUAS MÓVEIS
1
CARACTERIZAÇÃO
Este procedimento fornece informações gerais sobre medidas de prevenção a adoptar na utilização de gruas do tipo móvel. No entanto, a generalidade das regras básicas de segurança adiante apontadas são comuns aos equipamentos móveis de elevação de cargas, quer tenham ou não lança telescópica e se movam sobre lagartas ou pneus.
2 −
RISCOS MAIS FREQUENTES Tombo e Capotamento:
O tombo da máquina, pode ser considerado como sendo o risco a merecer a maior atenção por parte dos manobradores e responsáveis da operação de movimentação das cargas. São apresentadas algumas das situações que podem provocar este risco: • A grua deverá estar nivelada e sempre que possível localizada em plano horizontal. O controlo do nivelamento pode ser efectuado com um nível, e com a lança orientada nos dois sentidos.
•
O diagrama de cargas da grua considera a máquina nivelada. Com efeito, se a grua não se encontrar instalada num plano horizontal, o alcance altera-se em função do declive da superfície de apoio, deturpando as condições previstas de utilização do diagrama de cargas.
1/6
FICHA DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA
GRUAS MÓVEIS
•
Alteração gravosa das condições de estabilidade durante a movimentação da carga, quer concorram individual ou cumulativamente, por exemplo:
− Por aumento da extensão da lança, diminuindo a sua capacidade de carga. − Por rotação para o sentido transversal de uma carga elevada no sentido longitudinal, se a tabela de carga da grua for diferente nas duas direcções. − Por não nivelamento adequado da máquina. − Por inoperacionalidade dos dispositivos de limitação de carga.
− − − − − − − − − − −
Esmagamento; Entaladela; Cortes; Atropelamento; Queda de objectos Colisão; Incêndio; Queda em Altura; Electrocussão; Ruptura / desprendimento dos cabos ou condutores a traccionar: Afogamento (no caso de travessias de vias fluviais);
3 3.1
MEDIDAS DE PREVENÇÃO Medidas de