Grelha Preenchida
Breve biografia do autor
Pintor, desenhador e gravador alemão. Inicia-se nas artes na oficina de ourivesaria do seu pai.
Entre 1490 e 1494 faz uma viagem de estudos em que percorre Colmar, Basileia e Estrasburgo.
Em 1494, depois de se casar, faz a sua primeira viagem a Veneza. No regresso, Frederico, o
Sábio, encomenda-lhe diversos trabalhos. Em 1505 regressa a Itália, pinta diversas obras em
Veneza e visita outras cidades italianas. Em 1512 começa a relacionar-se com Maximiliano I, para quem realiza uma extraordinária xilografia: O Arco de Triunfo de Maximiliano. Quando da morte deste imperador é-lhe suprimida a pensão de que desfruta. Viaja então para Amberg para que Carlos V a renove. No decurso da viagem visita diversas cidades alemãs, belgas e holandesas, que enriquecem o seu horizonte pictórico. Doente, não chega ao destino e regressa à sua cidade natal para morrer.
Dürer, artista polifacetado, cultiva várias artes como ourives, pintor, gravador e desenhador.
De cultura germânica, trabalha com energia renascentista o estudo das proporções do corpo humano. É um dos grandes teóricos renascentistas da pintura. (Tratado das Proporções).
As reminiscências da sua formação gótica e o amor ao desenho são o mais característico de A
Adoração dos Reis, obra da juventude. O tema de Adão e Eva, cultivado em várias ocasiões, reflete o seu interesse pelas proporções ideais do corpo humano. Nas duas tábuas de Os
Quatro Santos representa, por meio de um profundo estudo expressivo, quatro temperamentos: o melancólico, o fleumático, o colérico e o sanguíneo. Nesta obra produz-se a fusão da grandiosidade do estilo romano com a acentuada expressividade alemã. Dürer é
1
também um extraordinário retratista. Os seus retratos são de desenho preciso, grande domínio técnico e marcada expressividade. Nos seus autorretratos, Albrecht Dürer expressa uma visão integral do homem em que se fundem o seu interior e o seu exterior.
Extraordinário desenhador e gravador,