CRITERIO DE RUPTURA EM MATERIAIS DUCTEIS
ESTRUTURAS DE MADEIRA E ALVENARIA AUTOPORTANTE
ALVENARIA ESTRUTURAL
Alunos:
Prof. Especialista:
São Luís-MA
2014
ALVENARIA ESTRUTURAL
Material apresentado à disciplina de Estruturas de Madeira e Alvenaria como um dos pré-requisitos de obtenção da 2ª nota da avaliação parcial.
.
Profª Especialista:
São Luís, MA
2014
SUMÁRIO
Item
Descrição
Pg.
1
Introdução
4
2
Tecnologias Envolvidas na Produção de Edifícios
5
3
Sistemas Estruturais
5
4
Elementos Estruturais de Superfícies
7
5
Alvenaria Estrutural
7
6
Vantagens e Desvantagens
9
7
Concepção Geral e Critérios de Projetos
10
8
Conclusão
11
9
Bibliografia
12
10
Anexos
13
1. INTRODUÇÃO
No cenário atual de crescimento na construção civil e a busca incessante pela redução de custos, têm motivado as construtoras a estudarem inovações tecnológicas. Tais estudos resultaram na implantação e racionalização de diferentes sistemas construtivos.
A alvenaria estrutural é usada desde a antiguidade,porém hoje alcança maior racionalização uma vez que existe visão sistêmica do processo, onde os projetistas compatibilizam os demais subsistemas: instalações, caixilharia, estrutura, vedações, tornando sua produção altamente industrializada, permitindo ainda a redução da utilização de fôrmas, armaduras e produção excessiva de entulhos. Uma obra de alvenaria bem planejada destaca-se pela total ausência de “rasgos” nas paredes para as instalações elétricas e hidro-sanitárias e também pela inexistência de retrabalhos.
A alvenaria estrutural é conceituada como um sistema construtivo que se caracteriza pelo emprego de paredes de alvenaria e lajes enrijecidas que atuam como principal estrutura de suporte das edificações. Essas estruturas são dimensionadas