grego
2000 a.C. - 1500 a.C
Poucos povos são tão importantes para a história humana como os gregos. Seja por meio da matemática de Arquimedes, da filosofia de Platão e Aristóteles, ou do imenso Império conquistado por Alexandre, o Grande: entender a Grécia é questão fundamental para entender a história humana. O helenismo, período em que a cultura e grega foi divulgada pelo mundo, é um dos mais ricos e interessantes vividos pelo homem.
Se no apogeu a Grécia atingiu praticamente todo o mundo então conhecido, no começo, a civilização grega era apenas um conjunto de pequenas vilas. A primeira evidência de uma civilização na região data de 6 mil a.C. Já as primeiras fortalezas surgiram nessa região em 3.400 a.C, época em que os antigos gregos já realizavam trocas de mercadorias.
Mas, foi em aproximadamente 2.000 a.C., que povos nômades indo-europeus (jônios, aqueus e eólios) migraram para os Balcãs e se fizeram na região, dando origem à civilização grega. No período da chamada Era do Bronze (2900 a.C. - 2000 a.C.), os gregos se destacam como fazendeiros e criadores de animais. Essa época também registrou um aumento considerável no comércio realizado na região do Mar.
Gregos
1500 a.C. - 1000 a.C
Neste período, floresceu na região dos Balcãs uma civilização semelhante às do Oriente, cujo centro era Micenas, situada na Ilha de Creta. Em 1.400 a.C., gregos derrotam o rei de Creta, Cnossos, e incorporam a ilha ao seu território. No mesmo ano, os gregos do continente reconhecem o rei de Micenas como chefe supremo da península.
Séculos mais tarde, em aproximadamente 1.250 a.C., gregos e troianos enfrentaram-se na Guerra de Troia, pelo domínio do território. O interesse na cidade, se deu por causa de seu porto, que está próximo ao estreito de Dardanelos, que liga o mar Egeu ao de Mármara, um ponto estratégico na região. Insatisfeitos pelos altos impostos cobrados pelos troianos, o Exército grego destruiu a cidade e passou a controlar o comércio marítimo na região.