Greg
FIAP
Trabalho de Gestão de Negócios para Web Sites:
Cloud Computing
Março - 2012 São Paulo - SP Muita informação Estudo realizado pela IDC a pedido da EMC diz que o número de informação digital tende a crescer de 2007 á 2011 para 1,8 zettabyte (1,8 trilhões de gigabytes), e como esse volume vai aumentando, lidar com os dados das empresas pode dar muito trabalho para as indústrias e profissionais de TI. Empresas que geram muitos dados por semana querem guarda-los de forma permanente e com uma eficiência de custos, pois podem ser de alguma ajuda ou ter algum valor no futuro. O que as empresas pensam em adotar?
Com a dificuldade de armazenamento e dificuldade de compartilhar toda essa informação, algumas empresas estão estudando sobre “Cloud Computing”. Refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. Cloud Computing não é uma tendência, é uma necessidade.
Estudo feito pela “Perspectiva do mercado de tecnologia da informação no Brasil” do consultor de mercado sênior da Frost & Sullivan, Fernando Belfort, mostra que poucas empresas conhecem realmente o potencial da nuvem e que estão procurando entender no que estão se metendo, vendo quais os provedores de Cloud, o que e como fazem, e como a segurança é tratada por eles, um dos tópicos mais importantes junto com o preço de acordo com as empresas.
Dois terços