Grecia
O sistema político monárquico que havia na Grécia deixou de existir após uma votação a votação de uma nova constituição, em3 de junho de 1975. A monarquia foi rejeitada a 8 de Dezembro de 1974.
Emendada em 1986 esta constituição transformou o antigo sistema político na atual democracia republicana parlamentar.A partir dai o voto se tornou obrigatório para todos os maiores de 18 anos. O sufrágio feminino foi garantido com uma emenda constitucional de 1952.
Foi criado 3 poderes o executivo, olegislativo e o judiciário. . A Constituição, que consiste em 120 artigos, prevê a separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário, e concede extensas garantias específicas (reforçado em2001), das liberdades civis e direitas sociais.
O poder executivo é comandado pelo presidente, que é eleito pelo parlamento. Existe também o governador nomeado pelo presidente e pelossenadores. Os senadores também são nomeados pelo presidente, levando em consideração a opinião do primeiro-ministro.
O poder legislativo é o encarregado de criar as leis. Possui uma câmara dedeputados e é supervisionado pelo presidente. O poder judicial é composto de uma corte e um tribunal supremo. Ele se baseia nas leis desenvolvidas pelo poder legislativo.
O chefe de Estadonominal é o presidente da república, que é eleito pelo parlamento para um mandato de cinco anos. O atual presidente da Grécia é Karolos Papoulias (Κάρολος Παπούλιας) eleito em março de 2005.
Economiaatual da Grécia
A Economia da Grécia inclui-se entre as economias desenvolvidas. É capitalista do tipo misto, com grande participação do setor público (40% do PIB) e renda per capita