Gravitação universal
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
Trabalho apresentado sobre Gravitação Universal para avaliação na disciplina de Física Geral II do curso de Engenharia Elétrica.
Professor: Dirceu Luis Severo
BLUMENAU
NOVEMBRO/2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1 2. GRAVITAÇÃO UNIVERSAL 2 2.1 HISTÓRIA 2 2.2 LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL 3 2.3 CAMPO GRAVITACIONAL 4 2.4 SISTEMA SOLAR 5 3. CONCLUSÕES 5 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
Gravitação é a força de atração entre todos os objetos que tende a juntá-los todos uns em direção aos outros. A Gravitação é uma força universal, afetando todos os objetos, dos menores aos maiores, bem como todas as formas de matéria e energia. É a força que governa o movimento dos corpos do Universo. Ela mantém a Lua em órbita em volta da terra e mantém a terra e os outros planetas do sistema solar em órbita em volta do sol. Em uma escala maior, ela governa o movimento das estrelas e regula a força de expansão do Universo, pela atração que existe entre as galáxias. Basicamente o termo gravitação se refere à força em si, e o termo Gravidade à força de gravitação da Terra.
A Gravitação é uma das quatro forças fundamentais da natureza, junto com o eletromagnetismo e a forças nucleares fortes e fracas, as quais mantêm juntas as partículas que fazem os átomos.
Gravitação é de longe a mais fraca destas forças, e como resultado, não é importante nas interações dos átomos e partículas dos núcleos, ou até nos objetos de tamanho médio, como as pessoas ou os carros. A Gravitação é importante somente quando objetos muito grandes, como planetas são considerados. Isto acontece por várias razões. Primeiro, a força da gravitação alcança grandes distancias, enquanto as forças nucleares operam somente em distancias extremamente curtas, e diminuem sua força muito rapidamente com a distância. Segundo, a gravitação é sempre atrativa. Em contraste, as forças eletromagnéticas entre as