Sistema reprodutor masculino e feminino
Miologia é a ciência que estuda os músculos. Músculos são formações anatômicas que possuem a capacidade de se contrair e relaxar, ou seja, diminuir ou aumentar seu tamanho realizando os movimentos do corpo. Os músculos são importantes tanto para os movimentos quanto para a estática do corpo. O tecido muscular tem origem e estrutura diferentes: suas propriedades fisiológicas variam de acordo com o tipo de musculatura.
Classificação Funcional dos Músculos Esqueléticos:
- Músculo Agonista: É o principal músculo responsável por executar um movimento. É o agente principal na execução de um movimento. São divididos em motores primários (os que participam mais intensamente da execução do movimento) e secundários.
- Músculo Antagonista: Músculo que se opõe a realização do movimento.
- Músculo Sinergista: Músculos secundários que auxiliam a execução de movimentos. Aquele que atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado que poderia ser produzido pelo agonista. Ex: fixando articulações
-Músculo fixador: Fixam um segmento do corpo para permitir um apoio básico nos movimentos executados por outros músculos. Para muitos é uma subcategoria dos sinergistas.
Os músculos produzem movimentos corporais como andar e correr estabilizam as posições corporais, a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como ficar em pé ou sentar. Regulam o volume dos órgãos. As contrações dos músculos lisos das paredes movimentam as substâncias dentro do corpo. Os vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo, promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração. Produzem calor quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.
Com relação à ação os músculos podem ser flexores,